domingo, 28 de setembro de 2008

Entrevista: Jovens no Mercado - TI

Em entrevista para o a nossa Geração Y, Diego Ciarrocchi falou com nossa colaboradora Mariana Pelozio sobre sua carreira e dá dicas para quem está começando agora. Confira:

Ele tem apenas 25 anos e já traz em seu currículo empresas como Unilever, Ford, Pernambucanas e Banco de Investimentos Banif. Hoje é responsável pelo projeto do site Blockbuster da empresa B2W Business to World (Americanas, Submarino, Shoptime, Blockbuster e Ingresso.com.
É formado pela PUC-SP em Comunicação em Multimeios, Pós-graduação em Gestão Estratégica em TI e formação de DBA pela Oracle University. Trabalha a 8 anos na área de tecnologia da informação.

a nossa Geração Y: O que é essencial para o profissional hoje, principalmente para os mais jovens?

Diego Ciarrocchi: O profissional de hoje precisa ser dinâmico e flexível, o mercado de trabalho está cada vez mais rápido e gerando um DESAFIO PERMANENTE, que deve ser encarado como um incentivo profissional para o aumento de conhecimentos e de experiências na carreira. O profissional, com o passar dos anos, deve saber aliar o espírito pesquisador e empreendedor do início de carreira com o gerenciamento da mesma a partir da “bagagem” cultural e tecnológica construída pelos resultados obtidos ao longo de sua vivência e das atuações.
Entretanto, o candidato deve estar ciente de que o mercado atual exige um aprimoramento em uma área específica de conhecimento. Sendo assim, um curso de especialização se faz cada vez mais necessário. Acredito que esse direcionamento deva ser feito na segunda metade da graduação, momento em que o indivíduo já poderá vislumbrar em qual área possui mais afinidade, bem como para quais caminhos o mercado de trabalho e suas aptidões o encaminhará.
Em contrapartida, o profissional deve buscar também o crescimento horizontal, conhecimentos em várias áreas de negócios, gerando maior agilidade e confiança para tomada de decisão. Está se tornando muito comum profissional com duas formações distintas.
Em suma, a prática mostra que ao entrar no curso o aluno deve estar ciente de que está apenas no início de sua jornada acadêmica e que já deve começar a pensar na continuidade de seus estudos, isso é um dos fatores que irá garantir sua empregabilidade.

anGY: Qual a maior dificuldade que você sente no mercado e como superá-las?

DC: Acredito que a falta de governança corporativa e planejamento estratégico das empresas são as raízes de todos os outros problemas do mercado de trabalho, muitas empresas novas cresceram rapidamente sem tempo para se estruturar estrategicamente, e por outro lado, existem empresas tradicionais que não mudaram sua maneira de pensar e agir. Eu vejo pessoas tentando resolver os problemas errados todos os dias, e isso é decorrente da má definição de planejamento que os deixa flutuando em torno de detalhes irrelevantes, ou determinando de forma completamente confiante uma solução que não toca o centro da questão. As empresas deveriam se apoiar no que Ron Bonig, CIO da George Washington University chama de "a velha lista do jornalismo 101: quem, o que, quando, onde, por que e como".
Creio que a outra dificuldade é a atualização profissional como regra para sua inserção e manutenção no mercado de trabalho.

anGY: O que faz para que o trabalho não “te roube de você mesmo?”

DC: É preciso saber à hora de parar, de desligar. Atividades como a prática de esportes pode ajudar a “fugir” da pressão do trabalho. Não vivemos para trabalhar, trabalhamos para viver, não nos devemos culpar por alguns minutos de ócio.
“Precisamos de descanso saudável para trabalhar o nosso máximo”, dizia o escritor Ernest Hemingway.

anGY: Na era do e-commerce, muitas empresas fizeram da internet o seu principal negócio e atualmente tantas outras estão adotando essa prática para crescer, em que os jovens profissionais devem ficar atentos?

DC: Os jovens profissionais têm uma grande oportunidade nessa área, o e-commerce ainda é novidade no Brasil, menos de 10% da população que acessa a internet compra através desse meio. Esse número ainda é muito pequeno comparado com outros países e é necessária uma mudança cultural. Porém, o e-commerce cresce acima de dois dígitos todos os anos, e com tendência a crescer ainda mais, visto que empresas gigantes como Casas Bahia, Wal-Mart e Carrefour irão entrar na briga nos próximos meses.
O que os jovens devem estar atentos é que a dinâmica do varejo é muito alta, e a dinâmica do varejo online é mais alta ainda, e nesse contexto é fundamental ressaltar que o mercado de tecnologia cresce na mesma proporção e que exige maior qualificação de seus profissionais. É preciso buscar formações para esse meio, a web ainda busca práticas e profissionais de empresas que não atuam nesses segmentos, o e-commerce precisa preencher a lacuna de profissionais capacitados para atuar nessa área.

anGY: Qual o próximo passo em sua carreira?

DC: Pretendo adquirir mais experiências e gerenciar grandes equipes e projetos. Na minha formação pretendo iniciar outra especialização em Gestão de Projetos (PMI) e um MBA em Gestão Executiva. Hoje é necessário ter um diferencial competitivo, a concorrência é grande.

Dica de livro por Diego Ciarrocchi:

LAUDON, Kenneth C e LAUDON, Jane Price. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. 5ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Dica de Cursos por Diego Ciarrocchi:

O ideal é focar os cursos em sua área específica. Algumas sugestões “bem vistas” e atuais no mercado:

- Gestão de Projetos
- Gestão do Conhecimento
- Gestão de Inovação
- Segurança da Informação


Entrevista feita por Mariana Pelozio, estudante de marketing e colaboradora do Blog a nossa Geração Y.

Acesse o seu blog:

http://eutenhopes.blogspot.com/

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