sábado, 20 de setembro de 2008

Planejamento de Carreira Parte 2 - O que eu quero ser quando crescer?

Caros Amigos,
Depois de algum tempo sem condições de escrever, retorno hoje para desenvolver a 2º parte sobre o tema "Planejamento de Carreira".
Escrevi em Julho sobre Aptidão x Competência e hoje quero dar continuidade a esse tema falando sobre a importância da análise interior e da pesquisa de mercado.
Após concluir que aptidão é um dote dado por natureza e que competência é a junção de conhecimento, habilidades e atitudes (C.H.A.), você já conseguiu definir "o que quer ser quando crescer"?
Sabemos que no Brasil, o ensino fundamental não nos dá suporte sobre profissões e carreira, e nos leva a uma escolha imediata sobre o que fazer na faculdade, e é ai que mora o perigo, pois essa decisão é o caminho que iremos seguir até o fim de nossas vidas.
Você já analisou se é feliz no que faz atualmente? Se é isso que quer fazer pelo resto da sua vida? Se ao se aposentar, irá lembrar de tudo o que fez e sentir aquele aperto no coração, e o desejo de voltar a atuar é mais forte do que qualquer outra coisa?
Acredito que essas perguntas deixarão muitas pessoas em análise profunda.
Pois bem, volto a repetir que o auto-conhecimento é extremamente importante nesse aspecto, porém devemos nos preocupar com outra situação que é a pesquisa de mercado.
Obs: quando eu falar de pesquisa de mercado aqui, estarei falando de pesquisa sobre profissões e carreiras.
A pesquisa de mercado, irá nos ajudar a conhecer bem as profissões, nos ajudará a entender o que aquele profissional faz e como faz. Ela contribuirá na assimilação do auto-conhecimento das nossas habilidades e nos ajudará a escolher nossa profissão.
É importante procurar livros e artigos de autores conhecidos, de sites especializados como a Catho, ou até mesmo os conselhos e associações relacionadas as profissões. Buscar informações nas fontes é mais confiável.
Lembre-se, o mundo é muito dinâmico, todos os dias recebemos uma tempestade de informações de todos os lados e se não soubermos diferenciar o que é importante para a nossa escolha profissional, iremos nos perder diariamente e a felicidade e a paz interior nunca será encontrada.
Vamos parar de viver como o Zeca Pagodinho (Deixa a vida me levar), e vamos levar a vida de forma planejada.
Tenham um ótimo final de semana.

Nenhum comentário: