sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O momento atual é para empreender ou para pisar no freio?

Autor: Profº José Dornelas

Em momentos turbulentos como o que estamos vivenciando nos últimos meses e, principalmente nas últimas semanas, é natural que muitas pessoas e empreendedores em potencial tenham receio de colocar em prática seus projetos empreendedores. Mas será que é hora de pisar no freio?

Eu acredito que não. Bons projetos empreendedores sempre terão condições de fazer acontecer. Na verdade, quando você planeja a criação e o desenvolvimento de um novo negócio espera-se que leve em consideração os vários cenários micro (ligados diretamente ao seu negócio) e macro (decorrentes da economia mundial e nacional). O que tem ocorrido atualmente é um impacto sério do cenário macro sobre todos os negócios e que, por consequência, também influenciará o seu negócio.

Haverá no curto prazo uma retração econômica e o empreendedor deve se preparar para este cenário, inclusive enfrentando restrição (ainda maior) ao crédito. Por isso, aqueles que estão em fase inicial de desenvolvimento de uma empresa devem considerar este cenário e se preparar para o que virá a seguir. Mas pense bem, se todos os empreendedores forem conservadores haverá ainda mais oportunidades no mercado, pois apesar da crise, é bem provável que a economia brasileira continue crescendo, ou seja, haverá consumo.

Os mais ousados devem aproveitar o momento para se preparar ainda mais e enfrentar a concorrência com diferenciais difíceis de imitar. Se este não for o seu caso, resta esperar que os bons ventos da economia mundial voltem… Mas empreendedores ousados e que se diferenciam gostam mesmo é de grandes desafios. Por isso, volto a insistir: não é momento de recuar, a hora é de fazer acontecer!

É isso aí.

Nenhum comentário: